Abriu no Museu Nacional de Etnologia, nesta terça-feira, 02 de Abril, a exposição “Ensaios de Maratane no território de Nampula: Projecto de integração espacial e económica do campo de refugiados na região de grande Nampula”.

Trata-se de uma iniciativa da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, FAPF, que traduz Maratane, como um centro de integração económico e que pode ser auto-sustentável nos próximos tempos, numa descrição feita em vista espacial.

Falando no acto de abertura, a Vice-reitora para área académica da Universidade Lúrio, UniLúrio, Prof. Doutora Sónia Maciel, mostrou-se convicta de que esta exposição sirvirá para intensificar as colaborações já existentes e os estudantes, docentes e todos interessados tirem o maior proveito dela tanto no presente como para as suas actividades futuras.

Enquanto isso, Wild Rosário, representante da ONU Habitat em Moçambique, principal parceiro da exposição entende que, a FAPF, deu um passo significativo rumo aos objectivos que premiarão com a organização da conferência de investidores a decorrer próximo mês de Maio em Nampula.
“Na verdade, esta exposição contribuirá significamente na busca de oportunidades de investidores para aquele ponto de Nampula. Maratane é uma terra de oportunidades que talvez poucos conhecem” – concluiu.

A exposição “Ensaios de Maratane no território de Nampula: Projecto de integração espacial e económica do campo de refugiados na região de grande Nampula” suporta catorze projectos patentes em dezassete paines, que ilustram entre outras áreas, o Centro de Transferência de Tecnologias Agrárias, Centro de Comportagem para o município de Nampula, Centro Cultural de Maratane e outras infra-estruturas sócio-económicas.

Isequiel Alcolete, Director da FAPF, disse ao cair do pano do dia da abertura que o trabalho ainda está a começar.

“Estamos no princípio de uma reflexão profunda sobre Maratane. Em Maio, participaremos na conferência e como faculdade, traremos apresentações a volta dos modelos sustentáveis, de acompanhamento, avaliação e monitoria da região.” – Secundarizou a fonte que mostrou disponível em levar a imagem espacial de desenvolvimento do futuro de Maratane a Maratane, embora sem datas.

Mais de dois mil refugiados, na sua maioria proveniente da região dos grandes lagos residem em Maratane, província de Nampula.