O evento teve lugar no Hospital Central de Nampula, e foi organizado por uma companhia de telefonia móvel do país, a 27 de Outubro findo. A ocasião serviu para os participantes de ambos sexos, conhecerem a doença e os seus malefícios.

Coube ao Doutor Sérgio Ferrão, respeitado Oncologista (médico que lida de tumores e do cancro) no nosso país, que referiu das implicações deste mal que aponquenta a sociedade, particularmente as mulheres.

“O cancro do colo do Útero é um tipo de tumor maligno que surge na parte inferior do útero, região em que ele se conecta com o aparelho reprodutor feminino” – explicou o médico na mesma altura que acrescentou, “a paciente tem tido sangramento vaginal, durante a relação sexual, entre as menstruações ou após a menopausa. Corrimento vaginal anormal e com coloração e odores diferentes do normal”.

No país, várias são as mulheres que são vítimas deste mal, daí, a imperiosa necessidade de haver a sensibilização afincada a nível da comunidade.

Para Danila Patel, chefe do Departamento de Relações Publicas, na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, FAPF, da UniLúrio, juntar-se ao movimento contra o cancro do colo do útero e da mama, constitui uma oportunidade da sua instituição em promover o bem-estar do povo moçambicano.

“O que fizemos como FAPF, foi dar mão a uma iniciativa que poderá melhorar a vida do nosso povo, porque para além de formarmos, também, estamos preocupados com o bem-estar da população”.

Estiveram no local, pacientes sobreviventes do cancro da mama e do colo do útero que contaram suas experiências através de depoimentos, profissionais de diversas instituições do estado e privadas que foram ensinadas a fazer auto exames de diagnostico do cancro da mama.