A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) realizou, no dia 05 de Julho do ano corrente, uma capacitação com o tema “Comunicação Interna na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico”.

A capacitação teve como facilitadora principal, a Dra. Inês Placida, Mestre em Gestão de Marketing e Comunicação e Doutoranda em Ciências da Comunicação, com especialização em Marketing e Comunicação, que na ocasião, dentre vários aspectos da comunicação interna realçou sobre a importância da comunicação institucional, obstáculos à comunicação, estratégias para uma comunicação eficaz e canais de comunicação interna.

Segundo a facilitadora, a nível institucional a comunicação interna pode impulsionar o desempenho e o sucesso global de uma organização, bem como servir de instrumento de divulgação de informações, para compartilhar a missão, a visão, a estratégia e os valores organizacionais e mostra-se importante no aumento do engajamento da equipe de trabalho, estimulando os membros da organização na tomada de decisões.

Inês Semente, realça que a comunicação interna tem foco no relacionamento da empresa com os seus colaboradores, ela não se limita ao envio de e-mails ou sites internos veiculando notícias. Trata-se de um diálogo, no qual os funcionários também têm espaço para ideias e, até mesmo, críticas. Afirma ainda que é preciso deixar os colaboradores mais à vontade e fazer com que eles “vistam a camisa” da empresa.

Durante a capacitação, a qual teve lugar no auditório desta faculdade, contou com a participação do corpo técnico administrativo e docentes da FAPF que na ocasião puderam tirar suas dúvidas e questões que foram esclarecidas pela facilitadora.