Teve lugar nesta segunda-feira, 24 de Setembro, a abertura oficial das Jornadas Científicas na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), da Universidade Lúrio, no Campus Universitário de Marrere, na cidade de Nampula.

Realizadas anualmente, as Jornadas Científicas na FAFP envolvem actividades que consistem em apresentações de trabalhos científicos realizados pelos estudantes, sob tutoria de docentes desta faculdade e demais convidados.

No acto da abertura, o director da FAPF, Arq. Isequiel Alcolete, sublinhou a importância destas actividades que constituem um momento especial para a comunidade universitária reflectir sobre diversos temas específicos e transversais da nossa sociedade e deixou o apelo de que as discussões devem trazer soluções para os problemas apresentados.

Na ocasião, foi apresentada a palestra subordinada ao tema “Carta de Risco Arqueológico (CRA): Um Instrumento de Gestão Territorial na Salvaguarda do Património”, proferida pelo convidado de honra, o Arqueólogo e Historiador, Dr. José Luís Monteiro, que trouxe uma visão orientadora no desenvolvimento territorial e na edificação, considerando todos os interesses em jogo, particularmente em territórios onde a pressão urbanística amplifica o risco de destruição destes elementos fundamentais da memória colectiva.

Durante a semana serão apresentados os seguintes temas: “Agendas comunitárias: seu contributo para a gestão participativa de terras e outros recursos naturais; Desenvolvimento Regional; Estratégias para mitigação de erosão nas áreas de expansão urbana; Design Ontológico e suas implicações para urbanistas e arquitectos; Diagnostico das deslocações pedonais ao longo da Avenida do Trabalho e propostas de melhoramento; Espaço público e sua influência na envolvente; Gestão de projectos; Materiais alternativos para a construção: materiais recicláveis; Energias renováveis: produção de energia através de resíduos sólidos urbanos; Implicação do muro de proteção na linha férrea na acessibilidade aos serviços públicos; Integração espacial e económica do Centro de Maratane; Análise da integração vertical como estratégia de negócios na cadeia produtiva da pedra britada”.

Importa referir que no fim destas actividades, a FAPF irá elaborar uma brochura contendo todos trabalhos apresentados nestas jornadas científicas, que estará a disposição de todos os interessados.