Decorreu nesta quinta-feira (01 de Junho), na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, da Universidade Lúrio , no Campus Universitário de Marrere, em Nampula, em parceria com a UN-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) um Workshop sob o tema “Melhorando a auto-confiança em uma situação protegida do refugiado: campo de refugiados de Maratane, Nampula”.

O workshop tinha como objectivo apresentar aos representantes dos governos locais e principais partes interessadas, os resultados preliminares da matriz de funções aplicada a região metropolitana de Nampula (Município de Nampula, distrito de Nampula e Rapale) para sua validação técnica e consequentemente melhor compreender os problemas, desafios e potencialidades existentes na região.

Segundo a UN-Habitat, este projecto, financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, com o apoio do governo de Moçambique e em parceria com os refugiados e a comunidade local, pretende fazer do campo de refugiados de Maratane, uma parte socioeconómica integrada da região metropolitana de Nampula, o que levará a um aumento do desenvolvimento económico local e a redução da desigualdade.

Igualmente, servirá para aumentar a auto-confiança dos requerentes de asilo, refugiados e comunidades de acolhimento em Maratane, ao mesmo tempo que promoverá a integração local de refugiados em Moçambique.

Para além da região metropolitana de Nampula, estiveram também presentes os representantes dos distritos circunvizinhos desta região.