A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio, comprometida com o desenvolvimento e promoção de uma cultura científica na UniLúrio, publicou a 12 de Fevereiro de 2016 em Pádua, através da Editora Cooperativa Libraria Editrice Università di Padova, o livro intitulado “A Heritage of Coral Stone”.

Numa primeira fase, a obra foi editada em Inglês e será num futuro próximo traduzida para a língua Portuguesa, por uma editora moçambicana, para que seja também abrangente a um vasto público a nível dos falantes do português. Após a sua edição em português, está igualmente previsto o seu lançamento em Maputo e, posteriormente, na Universidade Lúrio em Nampula.

O livro, da autoria do Prof. Maurizio Berti, é uma abordagem crítica sobre o património constituído por pedra coral, no seu estado natural ou no estado de arquitecturas históricas. O livro é um instrumento importante para os estudantes de Arquitectura e Planeamento Físico e um estudo reconhecido fundamental para as pessoas com interesse neste tema.

Com 311 páginas, a obra aborda cinco temas. O primeiro tema descreve o método de organização dos assuntos sobre os contextos ambientais naturais e históricos. O segundo desenvolve a questão de como os recifes de coral foram estudados e os juros que eles têm levantado, usando as obras fundamentais dos naturalistas, geólogos e viajantes do século XIX e início do século XX. No terceiro tema debruça-se sobre o uso de edifícios de pedra calcária de coral. No quarto tema são consideradas as metodologias que visam a conservação dos assentamentos históricos nas costas tropicais, dando especial atenção aos aspectos ambientais. Como quinto argumento, o autor analisa diferentes experiências relacionadas a estudos de campo. É dada especial atenção aos assentamentos costeiros em África Oriental: Zanzibar, Lamu, Somaná, Ilha do Ibo, Ilha de Moçambique, Inhambane, discutindo a tecnologia e metodologia utilizada em edifícios tradicionais desses sites, um campo ainda pouco explorado.

Maurizio Berti é um arquitecto especializado em restauro da arquitectura na Universidade de Veneza e na Universidade de Pádua. Obteve seu Doutoramento em Roma na Universidade “La Sapienza”. Durante trinta anos ele foi um arquitecto restaurador na Municipalidade de Pádua. Como professor adjunto, leccionou na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo (1993-2000), na Universidade “La Sapienza” de Roma (2001-2009) e na Universidade de Urbino (2004-2008). Agora, como professor associado, ele é Director da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Lúrio em Nampula. Suas publicações dizem respeito à preservação de arquitecturas de ferro fundido, fortificações históricas e edifícios de pedra coral.