A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio, em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, realizaram, na manha desta quinta-feira (20 de Julho), a abertura oficial das “Oficinas de Muhipiti: Planeamento Estratégico, Património, Desenvolvimento”.

O evento tem como objectivo discutir e encontrar formas de optimizar o impacto da instalação do pólo da Universidade Lúrio na Ilha de Moçambique, em prol do estabelecimento de condições para um modelo de desenvolvimento que permita a salvaguarda integrada e sustentável dos diversos patrimónios da Ilha.

A abertura, ocorrida no salão nobre do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, contou com a participação do Vice-Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Marcelino Liphola, director da FAPF, Arq. Isequiel Alcolete, Prof. Walter Rossa acompanhado da sua equipe de professores e estudantes da Universidade de Coimbra, docentes e estudantes da UniLúrio, Administrador da Ilha de Moçambique, edil da Ilha de Moçambique, diversas entidades locais, entre outros convidados.

No acto da abertura, Isequiel Alcolete, director da FAPF, agradeceu a todos pela presença, referindo-se sobre a importância deste evento para as duas Universidades, e em particular a Ilha de Moçambique, uma vez que terá uma abordagem académica e prospectiva, com sessões de palestras e debates abertas a toda comunidade local para em conjunto partilharem suas experiências e conhecimentos.

Prof. Walter Rossa, do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, sublinhou que o objectivo central destas oficinas é de aproveitar ao máximo as extraordinárias potencialidades que a Ilha e o território em volta possuem, para que as pessoas nelas inseridas possam viver melhor.

Para o Prof. Doutor Marcelino Liphola, Vice-Reitor da UniLúrio, este evento junta as valências dos conhecimentos científico e o não sistematizado das comunidades, com vista criar condições para o desenvolvimento da Ilha e a sua preservação, tendo em conta que a Ilha de Moçambique é considerado Património Mundial da Humanidade.

Durante as oficinas serão criadas grupos de trabalho constituídos por estudantes dos cursos de arquitectura das universidades Lúrio, Coimbra e Eduardo Mondlane, sob a orientação de equipas de professores constituídas por um elemento da UniLúrio e outra da Universidade de Coimbra, e também terão lugar diversas actividades culturais.

O encerramento das actividades das “Oficinas Muhipiti” está previsto para o dia 29 de Julho corrente, com uma exposição de todos trabalhos realizados durante o evento e que posteriormente serão expostos em Maputo, Lisboa e Coimbra.