O Conceituado Arq. Luís Lage, Professor na Faculdade Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane e no curso de Mestrado em Património e Desenvolvimento na Faculdade Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio (UniLúrio), entende que, a sociedade actual não pode menosprezar os espaços informais que a cada dia que passa, têm vindo a nascer nos centros urbanos.

Para ele, tais áreas são resultado do cruzamento entre a tradição e modernidade que infelizmente, a falta de implementação de políticas acertadas direccionadas principalmente para o seu ordenamento por quem é de direito, concluem no cenário não aceitável a boa convivência da população.

Á convite da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio (UniLúrio), a fonte falava na sexta-feira, 22 de Março última, quando apresentava a palestra subordinada ao tema “Território e Assentamentos Informais em Moçambique”.

Durante o evento, o palestrante abordou sobre a urbanização e crescimento dos assentamentos informais, factores determinantes para surgimento dos assentamentos, os quais se assentam na inexistência de opções e políticas adequadas de acesso a habitação bem como na urbanização acelerada.

Outrossim, o espaço informal é visto como um palco de intersecção entre a tradição e modernidade, de impulsos de aprendizagem de criação de lugares centrais, alternativa de emprego e contenção de conflitualidade criada pela pobreza, e como um local onde surge uma nova estética estabelecida, pelaadopção de elementos da arquitectura instruída num contexto tradicional, elementos que devem ser acompanhados ao pormenor.

Membros da direcção da faculdade, docentes e estudantes dos cursos de licenciatura em Arquitectura e Planeamento Físico e de Urbanismo e Ordenamento Territorial, estiveram no evento.