A Universidade Lúrio, através da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), realiza, de 11 a 14 de Agosto do ano em curso, o Seminário Internacional de Arquitectura, no Campus Universitário de Marrere, na cidade de Nampula. Durante os quatro dias, o referido Encontro vai debruçar-se sobre a Política Urbana nas cidades moçambicanas; os Planos de Ordenamento Territorial, Cadastro, e Orçamento participativo; e o Projecto de Cooperação Descentralizada Internacional Sul-Sul: Brasil e Moçambique.

O Seminário tem como objectivo dar continuidade ao “Projecto de melhoria das capacidades das Autoridades Locais do Brasil e Moçambique como actores da cooperação descentralizada – Projecto Europeu Sul-Sul”, financiado pela União Europeia, aprofundando o conhecimento dos instrumentos mais úteis para as políticas de desenvolvimento sustentável nas cidades médias e no território de Moçambique. Além disso, vai-se discutir as experiências regionais e locais num seminário, e as contribuições dos participantes serão organizadas numa oficina final de modo a construir um modelo metodológico aplicável para a cidade de Nampula: o Plano de base de Nampula.

A cerimónia de abertura contará com a presença do Magnífico Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Jorge Ferrão, director da FAPF, Maurizio Berti, director da Cátedra UNESCO, Josep Maria Llop, edil de Nampula, Mahumudo Amurane, entre outros convidados.

Participam neste evento internacional professores e alunos do laboratório final de Planeamento Físico da FAPF, técnicos dos municípios, das administrações locais do Estado moçambicano, e de agências intergovernamentais como UN-HBITAT ou das ONG.

Refira-se que a organização científica deste evento é compartilhada entre a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da UniLúrio e a Cátedra UNESCO em Cidades Intermédias ou Médias na Universitat de Lleida. São parceiros deste Seminário Internacional, nomeadamente a UniLúrio, a Cátedra UNESCO na UdL, UPC (Professor Francesc Magrinyà), UAC (Professor Plácido Lizancos), CGLU – Cidades Unidas e Governos Locais (Sara Hoeflich, directora de Projectos e arquitecta Alessa Bennaton), ASF (arquitecta Ana Carolina Cortés), ANAMM, FNP e Universidades de Brasil. Sublinhe-se que o evento goza do interesse especial de UNHABITAT.