O Presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula, Mahamudo Amurane, visitou, na passada sexta-feira (02), a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio, no Campus Universitário de Marrere, na cidade de Nampula.

A visita surge em resposta ao convite efectuado ao edil por esta faculdade, com vista a aprofundar e estreitar as relações existentes entre as duas instituições.

O Edil da cidade de Nampula, Mahamudo Amurane, acompanhado pelo seu vereador da área de Educação, Juventude e Desporto, Carlos Langa, foram recebidos pelo director da FAPF, Arq. Isequiel Alcolete e seu corpo directivo.
Durante a visita, o edil teve a oportunidade de conhecer as instalações da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, o Centro de Estudos Interdisciplinares Lúrio (CEIL) e os laboratórios de Anatomia, Tecnologia Farmaceútica e Humanístico da Faculdade de Ciências de Saúde, todos localizados no Campus de Marrere.

Após a visita guiada, o edil da cidade de Nampula, Mahamudo Amurane, manteve um encontro com o director da FAPF, seu corpo directivo e docentes desta faculdade. Na ocasião, foram apresentadas algumas preocupações e projectos no que tange às áreas de arquitectura e urbanismo e foi manifestado o interesse de permanente colaboração entre as duas instituições.

Na sua intervenção, o director salientou a necessidade de continuar a incentivar os docentes na cultura investigativa de forma a que possam ser produzidos e publicados mais trabalhos científicos visando apoiar as decisões municipais, mais concretamente nas linhas de pesquisas financiadas pelo Município, traçar linhas de acções operacionais para efectivação do acordo de cooperação na elaboração de cursos de curta duração por semestre para os lideres e técnicos, elaboração de um Plano de Pormenor de requalificação, expansão e reordenamento; parecer técnico de projectos de arquitectura e engenharia, fiscalização de obras e elaboração de relatórios técnicos e estágios para estudantes nas actividades do Município.

Por sua vez, Mahamudo Amurane, garantiu a sua total abertura e disponibilidade em colaborar com a Universidade, em particular com a Faculdade de Arquictectura e Planeamento Físico nas actividades do Município, tendo referido sobre alguns projectos já em carteira os quais convida a faculdade, no âmbito da parceria existente entre ambas instituições, a dar o seu apoio e contributo no acompanhamento destes projectos, em particular no impacto ambiental, sócio e cultural da implantação do maior shoping center na cidade de Nampula.