Decorreu na tarde desta quarta-feira (16), na sala magna do Campus Universitário de Marrere, em Nampula, a apresentação dos resultados preliminares dos trabalhos do workshop “Oficinas de Muhipiti: planeamento estratégico, património, desenvolvimento”, realizado na Ilha de Moçambique durante os dias 19 a 29 de Julho do ano em curso.

Organizado pela Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, a palestra faz parte do plano de actividades desta instituição de ensino superior, e centrou-se na apresentação de seis temas distintos, “Estratégias para o desenvolvimento sustentado da Ilha, Espaços públicos, “Plano para centro comunitário na faixa central da Ilha, Plano diretor da refuncionalização da fortaleza, Casas de Macuti e Centro de interpretação de Muhipiti”.

No acto da abertura, o director da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), Arq. Isequiel Alcolete, agradeceu a todos pela presença e realçou a importância dos trabalhos efectuados na Ilha de Moçambique para o desenvolvimento e a salvaguarda integrada e sustentável dos diversos patrimónios da Ilha.

Para além do director da FAPF, o evento contou com a participação de docentes, estudantes, membros do governo provincial e demais convidados. Os presentes tiveram a oportunidade de se inteirar e fazer questões sobre os trabalhos realizados nas Oficinas de Muhipiti.