Desejo homenagear o meu colega e meu aluno Docente Arquitecto Luís Filipe Martins, publicando uma bela fotografia dele tirada no dia que, provavelmente, foi o culminar da sua profissão e da sua vida.

Aqui ele é retrato logo após ter apresentado ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Moçambique os trabalhos de tese dos primeiros Arquitectos graduados na Universidade Lúrio em Agosto deste ano. Ele é melancólico e feliz nesta imagem. Mas eu digo que ele sofria, sofria e sofria enquanto preparávamos nas últimas horas o evento. Sentava sem forças, mas não desistia. Com aquele persistente sorriso, que era o carimbo da sua timidez, da sua gentileza e da sua determinação.

No dia seguinte, pediu-me um mês de férias para se curar e foi na Beira com a sua irmã. Passado o mês, diligentemente, informou-me que estava internado no hospital e me assegurava acerca do programa da sua cadeira no terceiro ano.

Eu ligava, mas o seu telefone não respondia. Queria saber da sua saúde.

Hoje chegou a terrível notícia via Alcolete, Jaime, Dorival, o sobrinho dele etc.

Luís caro, a tua saída foi assim rápida… Não disseste nada… Nunca queixaste… Te portaste como um príncipe. Porque não compartilhaste connosco a tua doença e fugiste?

Mas eu sou certo que tu agora estas passear e brincar com os anjos que, aqui até hoje, eram os melhores teus amigos.

Um forte abraço Luís.