Trata-se de um estabelecimento de ensino de raiz, que a sua construção arrancou em dois mil e quinze e que fica localizado no Campus universitário de Marrere, cidade de Nampula.

O edifício com dois pisos, comporta quinze salas de aulas, três das quais servirão para as aulas laboratoriais de informática. Neste edifício, ainda, funcionarão os gabinetes do director da faculdade, director adjunto científico, director adjunto-pedagógico, e sectores ligados a área técnica administrativa, estando as obras de construção do edifício, actualmente, na sua fase final.

A outra novidade deste empreendimento, cuja construção é da responsabilidade da Nantong Construções, um empreiteiro chinês, é de que o edifício possui um centro auditório com capacidade de receber cento e cinquenta espectadores.

As informações foram avançadas pelo director da Faculdade da Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), Arq. Bernardo Xavier, quando nesta quinta-feira, 27 de Agosto, apresentava o edifício à Magnifica Reitora da UniLúrio, Profª Doutora Engª Leda Hugo, que esteve nesta unidade orgânica em visita de trabalho, para avaliar o nível de preparação face a reabertura das aulas presenciais, previstas para Setembro próximo.

Na ocasião, o director da FAPF, Bernardo Xavier, garantiu que, apesar da obra estar ainda em construção, até dez de Setembro próximo, a mesma será entregue a UniLúrio para a retoma de aulas presenciais.

“Esta garantia é do empreiteiro. Mas, até lá, já teremos feito o distanciamento das carteiras nas salas de aula. O Edifício deverá possuir dispensador de álcool, disponibilização de água, termómetros para medição da temperatura nas diversas entradas, reforço de mensagens com vista a prevenção da COVID-19, e outros esforços que cada dia e olhando para o contexto actual, nos obrigam a levar a cabo” – disse o director.

Quarenta e dois docentes, distribuídos pelos diversos ciclos de ensino, leccionam aos mais de trezentos estudantes inscritos neste ano académico.