Numa altura em que nota-se a crescente necessidade de investir no conhecimento científico, rompendo, nalgum momento, com práticas empíricas, a UniLúrio, através do Centro de Estudos e Documentação da Ilha de Moçambique (CEDIM), capacita diversos funcionários de diferentes instituições em matérias de organização documental, como forma de introduzir novos métodos que facilitem a gestão dos documentos institucionais.

A formação com duração de duas semanas, contadas a partir da segunda-feira, dia 27 de Novembro corrente, enquadra-se, segundo o Director do CEDIM, Milton Novela, no contexto da reforma do sector público.
De referir que a formação, enquadrada na gestão de arquivos institucionais, é destinada aos funcionários públicos e privados que trabalham na área de documentação.

Como forma de dar seguimento a formação, serão escolhidas três instituições, nas quais se fará monitoria, como forma de perceber se o aprendido durante a formação estará a surtir algum efeito.

Importa salientar que fazem parte da formação: os Caminhos de Ferro de Moçambique, a Academia Militar, o Comando da República de Moçambique, a Escola Secundária de Marrerre, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico.