A Faculdade de Arquitectura Planeamento Físico (FAPF) realizou no passado dia 13 de Novembro do ano em curso uma Palestra com os temas “Metodologias da AVSI nos Assentamentos Informais” e “Plano de Desenvolvimento Local Integrado”sob orientação do director substituto desta faculdade, Arq. Bernardo Xavier,

Durante a apresentação do primeiro tema sobre “Metodologias da AVSI nos Assentamentos Informais”, proferido pelo Sr. Gabriele Tardivo, coordenador dos projectos urbanos da Fundação AVSI em Moçambique, referiu que até 2018 cerca de 55% da população mundial residia em áreas urbanas, e a projecção para 2050 estima que 68% da população mundial será urbana, e que quase metade dos moradores urbanos do mundo reside em assentamentos com menos de 500.000 habitantes e espera-se que até 2050 a população urbana quase duplique fazendo da urbanização uma das mais transformadoras tendências do Século XXI.  

Já no segundo tema sobre “Plano de Desenvolvimento Local Integrado – PDLI” o orador Arqto. Alfredo Getúlio, salientou que o PDLI estabelece um modelo de organização espacial que sustentará o processo de urbanização e edificação em respeito pelos princípios de multifuncionalidade dos espaços urbanos, compatibilização e integração de usos do equilíbrio ecológico e da salvaguarda e valorização dos recursos e valores naturais, ambientais, culturais e paesagísticos.

Na ocasião, os presentes  puderam tirar as dúvidas sobre os temas apresentados pelos oradores.