No âmbito das actividades programadas para o mês de Outubro, a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) realizou na tarde desta quarta-feira (18) uma palestra subordinada ao tema “A Planificação Estatuária: pressupostos, desafios, vantagens e lições a reter para Nampula, caso do Estado de Vitoria na Austrália”.

A palestra, apresentada pelo Mestre Adriano Félix, focou aspectos relacionados ao historial da planificação urbana e meio ambiente do estado de Vitória, na Austrália, correlacionando com os instrumentos de gestão territorial vigentes neste país. Esta experiência australiana remete-nos a várois desafios para o desenvolvimento urbano ordeiro, juso e equitativo para o município de Nampula, como o melhoramento do código de postura camararia, criação de equipas de planificação multidisciplinares, articulação com diversas instituições do Estado no ordenamento territorial, criação de mapas funcionais para controlo do uso e aproveitamento de terras, entre outros.

Num outro momento, se fez o balanço das actividades das últimas Jornadas Científicas desta faculdade, decorrida de 26 a 29 de Setembro do ano em curso e posteriormente prosseguiu-se com a entrega dos certificados para os estudantes que participaram nesta actividade académica.

Para além de convidados, estiveram presentes na palestra, docentes, estudantes desta instituição de ensino superior.