A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio (UniLúrio) comemorou ontem (dia 20 de Junho) o seu sexto aniversário sob lema “Formar e Educar Arquitectos e Planificadores Físicos de Qualidade com Eficiência e Responsabilidade”.  O evento contou com a presença do Magnífico Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, o director da FAPF, Arq. Isequiel Alcolete, docentes, corpo técnico administrativo, estudantes e convidados.

A comemoração, no período da manhã, teve início com a inauguração da Biblioteca Luís Martins em memória ao Arquiteto do mesmo nome, cuja Placa foi descerrada pelo Magnífico Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco Noa, e de seguida, com a orientação do mestre de cerimónias Dr. Aiúba Ali Aiúba, seguiu-se a apresentação de 3 palestras distintas, “A Influência SócioCultural na Abordagem Arquitectónica” por Arq. Jaime Aguacheiro, “A Nova Abordagem na Arquitectura” por Arq. Rufino Consolo e “Planeamento Físico na Cidade de Nampula: Da elaboração à implementação” por Ezequiel José.

Na mesma ocasião houve apresentação de uma peça teatral pelo grupo Rotina Estudantil, da UniLúrio, poesia “O Norte” proclamada pelo Arq. António de Amurane e crónica “Foi só um dia em Nampula” pelo Vanádio Nasseco.

Em outro momento, no período da tarde, prosseguiu-se com apresentação de exposições, realização de partida de futebol, feira gastronómica onde o Chefe Bila deliciou aos presentes com os seu pratos, e os técnicos do Hospital Central de Nampula proporcionaram serviços de doação de sangue e testagem voluntária aos presentes.

De referir que a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico vem crescendo desde a sua abertura em 2010, contando actualmente com 20 docentes integrais, docentes parciais, 12 funcionários do corpo técnico administrativo, 187 estudantes, e lecciona os cursos de Licenciatura em Arquitectura e Planeamento Físico e mestrado em Planeamento e Gestão de Assentamentos Informais ministrado pela Universidade Eduardo Mondlane.