Perto de 60 estudantes (novos ingressos) dos cursos de Arquitectura e Planeamento Físico e Urbanismo e Ordenamento Territorial, passaram a partir da penúltima semana, a frequentar as aulas na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, resultado dos exames de admissão realizados em Janeiro último.

E porque a primeira vez é sempre a primeira vez, quisemos colher a sensação e espectativas destes ao ingressar no ensino superior e perspectivas nesta nova etapa da vida académica.

Erasmo João, 22 anos de idade, estudante do curso de Arquitectura e Planeamento Físico, foi o nosso primeiro interlocutor, que disse estar a realizar um sonho de infância ao ingressar na Universidade Lúrio, com destaque na FAPF.

“Sempre quis ser arquitecto, fiquei a saber da existência da FAFP, através da pesquisa a terceiros. Espero dar o melhor de mim. Imagino os desafios do futuro, mas creio que vai correr tudo bem” – disse.

E para quem pensou que o Curso de Arquitectura é seguido apenas por rapazes, enganou-se, pois no primeiro ano do curso de Arquitectura e Planeamento Físico, está Amara Abdul, 17 anos de idade, a qual não se considera aventureira, porque a semelhança de Erasmo João, sempre foi um sonho de infância formar-se em arquitectura.

“Em tempos livres, tenho desenhado e isso influenciou-me a seguir este curso. Sei que é difícil estudar na FAPF, mas reina o meu optimismo de que tudo irá correr bem. Apostei na FAPF, porque têm boa formação e o certificado tem crédito no mercado de trabalho” – referiu.

Assane Abdul e Zainaba João são os novos colegas do curso de Urbanismo e Ordenamento Territorial, com a duração de quatro anos. Ao interagir com eles, afirmaram, em uníssono, que os amigos que já estão a frequentar o curso, antes do ingresso deles, contribuíram para que estes pudessem seguir a Licenciatura em Urbanismo.

Sobre o curso e a primeira semana de aulas, “Seguimos o curso de Urbanismo e Ordenamento Territorial, porque, pretendemos ajudar a estruturar o desenvolvimento territorial do nosso país. As aulas iniciaram da melhor forma. Já fizemos amigos na turma e na Faculdade de Ciências de Saúde”.

Em nota de rodapé, os novos estudante da FAPF encorajaram os candidatos não admitidos nos exames de admissão, a não desistir do seu sonho e a se esforçarem para que em 2020 possam ser os próximos estudantes da instituição.