No âmbito das actividades do Programa Ciclo de Palestras, decorreu na última quarta-feira, 01 de Novembro de 2017, na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), a apresentação de palestras intercaladas com sessões de perguntas e respostas.

No acto de abertura, o director da FAPF, Arq. Isequiel Alcolete falou da importância destas palestras para o desenvolvimento e fortalecimento intelectual dos estudantes e da comunidade académica em geral, deixando um desafio para alavancar a área de investigação.

Foram três palestras distintas, nomeadamente, a  “Criação de Centro de Interpretação Polinucleado na Ilha de Moçambique” onde o orador,  Dr. Milton Novela, propõe a exposição residente e temporárias, dedicadas a temas específicos como o tufo, missangas, escravatura, arqueologia subaquática, a  capulana, entre outros.

No segundo tema, “Cadastro da Cidade de Macúti, Ilha de Moçambique” o Arq. Jaime Aguacheiro abordou a questão da transformação acelerada do edificado original que a Ilha tem sofrido nos últimos anos, factores que têm contribuído para a destruição do “valor excepcional” que levaram a atribuição da Ilha como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 1991. O orador trouxe igualmente propostas de soluções que partem da criação de uma base de cadastro municipal como instrumento de gestão do solo urbano municipal, até a gestão e  controle das intervenções do património edificado.

Por último, “Implementação e Operacionalização dos Planos (Estratégicos, Parciais e de Pormenor) ao nível do Distrito e Cidade de Nampula”, apresentada pelo Dr. Roberto Bernardo, que falou das vantagens de ter uma urbanização planeada das novas abordagens de planeamento urbano e projectos de infra-estruturas que podem oferecer soluções para assegurar que as cidades, e seus habitantes, tirem proveitos efectivos da globalização e de mercados sem fronteiras.

A palestra contou com a participação de docentes, estudantes e convidados.