Por ocasião das comemorações do seu quinto aniversário, a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio organizou, no dia 24 de Junho, uma palestra subordinada ao tema “Crescimento urbano em Moçambique: os desafios e oportunidades”, no salão nobre do Conselho Municipal da Cidade de Nampula.

A palestra foi proferida pelo Professor Doutor João Tique, docente da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane. Na ocasião, Prof. Doutor João Tique defendeu que a colocação do Planeamento e Ordenamento do Território na agenda de prioridade significa qualificar todos os lugares do país. “Precisamos de Modelos de Desenvolvimento Territorial das diferentes regiões do nosso país a partir de uma visão prospectiva do seu desenvolvimento”, disse.

Noutro pronunciamento, o palestrante afirmou que Nampula tem de ter a sua vocação e papel competitivo na região, no país e no mundo claramente definida, pois ela é a capital do Norte, o seu centro de decisão da economia e da vida da região. “A governação das cidades deve priorizar efectivamente o ordenamento do território”, disse, tendo acrescentado que priorizar ordenamento do território “significa em primeiro lugar destinar recursos significativos a esta missão”.

Refira-se que o evento contou com a presença massiva dos estudantes da FAPF, docentes e o público em geral.