Um grupo de pesquisadores do projecto “Constelações Transatlânticas”, Universidade Lúrio e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), esteve entre os dias 08 a 13 de Maio corrente na Ilha de Moçambique e Mossuril, para dar início às actividades de pesquisa.

O grupo composto por 3 membros da PUC-RIO e 2 do CEDIM (Centro de Estudos e Documentação da Ilha de Moçambique) da FAPF (Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico), da UniLúrio, definiu como linhas de pesquisa a Casa, Vivências, Famílias, Expressões Culturais, Religiosidade e Quotidiano, dando prioridade as fontes orais e arquivísticas, como um dos métodos de colecta de dados.

Na Ilha de Moçambique, os pesquisadores efectuaram entrevistas aos representantes de algumas Associações da Sociedade Civil, bem como à instituições públicas ligadas aos serviços de Urbanização e Infra-estrutura. Em Mossuril, além de outras entidades, o grupo manteve encontros com o régulo local, o qual forneceu dados importantes sobre as transformações que a Igreja Católica passou no que diz respeito a escravização do Macuti e da relação entre o Mossuril e a Ilha de Moçambique.

Durante a estadia na Ilha de Moçambique, em colaboração com o CECROI (Centro de Estudos Culturais e Religiosos do Oceano Índico) e da FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), realizou-se, igualmente, uma Mesa-Redonda onde, a semelhança de Nampula, fez-se o lançamento do projecto “Constelações Transatlânticas”.

Neste workshop, estiveram presentes, para além de entidades locais e convidados, representantes do CEDIM, FAPF, DSD, estudantes e docentes da FCSH.