No âmbito do início das actividades do ano lectivo de 2016, a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio realizou, entre os dias 10 e 11 de Fevereiro, no Campus de Marrere, um seminário pedagógico cujo objectivo era incentivar uma reflexão entre os docentes sobre os métodos adequados no processo de ensino de aprendizagem.

O Encontro tinha também como objectivo proporcionar aos docentes um ambiente específico, para abordagem das estratégias e ferramentas educativas com a finalidade de se melhorar a qualidade de ensino, aprendizagem e de pesquisa, que contribuam para a solução dos problemas que enfrentam ao longo das suas actividades lectivas. A abertura deste encontro foi presidida pelo mestre Rafael Tarcísio, representante da Direcção Pedagógica, e contou com a participação de docentes integrais e parciais deste recinto do Ensino Superior.

Os temas para os debates foram apresentados pelos docentes afectos a esta Faculdade como forma de transmitir a experiencia já adquirida ao longo dos anos, na área de docência para essencialmente apoiar a integração dos novos docentes neste processo. No que concerne à apresentação dos temas do seminário, o Dr. José Guina, docente com experiência notável na área pedagógica, fez a abertura do mesmo com uma abordagem sobre “Formas didácticas e métodos de ensino, incluindo na sua explanação algumas técnicas e sugestões de ensino, bem como métodos sobre planificação de uma aula bem sucedida”.

O papel de avaliação no processo de ensino e aprendizagem foi igualmente um dos pontos que mereceu abordagem na sua apresentação e muitas sugestões importantes para os docentes enfrentarão pela primeira vez, essa tarefa nobre de formar novos quadros com capacidades e qualidades que se adequam aos desafios que o país enfrenta.

Com o mesmo objectivo, seguiram-se mais apresentações, entre as quais “o Perfil do docente universitário desejado”, pelo Dr. Aiuba Ali Aiuba, “Plano Curricular” pelo mestre Valdemiro Aboo, e “Estratégias de Ensino na FAPF”, que ficou a cargo do Arquitecto Rufino Consolo. A segunda parte do seminário foi dedicada à questões organizacionais do processo de ensino, por parte da área pedagógica e de pesquisa. Neste âmbito, o mestre Tarcísio esclareceu aos presentes, de forma generalizada, como funciona uma Supervisão Institucional no Ensino Superior em Moçambique. Dando continuidade, a mestre Benilda Calolo, Directora-adjunta da FAPF, falou sobre o aproveitamento pedagógico do ano transacto, adiantando as directrizes orientadoras para o novo ano lectivo.

Para finalizar o seminário, o mestre João Amaral, Director-adjunto Científico da FAPF, apresentou o tema subordinado à Investigação Científica em Urbanismo. O encerramento deste encontro para reflexão, troca de experiência e organização do ano lectivo de 2016 foi presidido pelo mestre João Miguel Fernandes, Director-adjunto de Administração e Finanças.