A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em colaboração com a Universidade Lúrio (UniLúrio), promoveu, na sexta-feira (15), na Ilha de Moçambique, um Seminário Interdisciplinar sobre a História, Cultura e Património do Norte de Moçambique.

O seminário, que foi coordenado pelo Centro de Estudos e Documentação da Ilha de Moçambique (CEDIM) da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) de Nampula, decorreu na Sala de Conferência da Casa Girassol.

A abertura do evento, que se enquadra-se no projecto de colaboração entre o Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) do PUC-Rio Brasil e o CEDIM da FAPF da UniLúrio, foi feita pelo edil da cidade da Ilha Moçambique, Saíde Amur.

O projecto tem como principal objetivo, desenvolver uma pesquisa académica sobre a história e a cultura swahili do norte de Moçambique.

Aponta-se também como objectivo do projecto em alusão, refletir sobre como a pesquisa e o ensino de história e das culturas africanas bem como a preservação do património cultural de populações historicamente marginalizadas podem configurar estratégias de promoção da inclusão social no Brasil e em Moçambique.
Com os resultados desta pesquisa, pretende-se criar um “Acervo Digital da história e cultura swahili do norte de Moçambique”, isto é, uma plataforma digital na qual serão disponibilizados, para além das reflexões e dos trabalhos desenvolvidos, documentos digitalizados, tais como fotos, filmagens, tradições orais, iconografia, manuscritos, entrevistas, entre outros.

Refira-se que o seminário teve como palestrantes Regiane Augusto de Mattos do NIREMA/PUC-Rio, Jens Hougaard, Milton Novela e  Aiuba Alí do CEDIM/FAPF – UniLúrio, Juçara Mello e Iamara Viana ambas do Laboratório Interdisciplinar de Memória e Patrimônio Cultural/PUC-Rio.

Participaram do evento, instituições do Estado baseadas na Ilha de Moçambique, sociedade civil, alunos das escolas secundária e profissional da Ilha de Moçambique, cooperação portuguesa e demais convidados.