Numa cerimónia ímpar, a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio graduou, na última sexta-feira (28), em Nampula, os primeiros arquitectos formados nesta Instituição de Ensino Superior na região norte do país. A entrega de diplomas constituíu também a primeira cerimónia daquela faculdade.

A primeira cerimónia de graduação da FAPF foi realizada no Campus Universitário de Marrere, em nampula, e contou com a presença do ministro de Ciências e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, governador de Nampula, para além do Reitor da UniLúrio, Prof. Doutor Francisco Noa.

A FAPF tive o seu início em Julho de 2010. Durante a sua intervenção na cerimónia de graduação realizada conjuntamente com Faculdade de Ciências de Saúde, o director da FAPF, Maurizio Berti, neste ciclo de cinco anos, docentes e funcionários da faculdade dedicaram-se com convicção a preparar profissionais capazes de criar instrumentos para ordenar a cidade e o território e também profissionais capazes de criar projectos de edifícios públicos ou privados, sabendo posteriormente dirigir as obras de construção ou de conservação.

“A evolução do conceito de “bem-estar” da sociedade actual impõe ao arquitecto e ao urbanista obrigações profissionais e conhecimentos científicos novos que permitam a sustentabilidade e a regeneração do património edificado e ambiental”, disse.

Berti afirmou ainda que a formação dos Arquitectos e Urbanistas foi realizada com uma combinação de actividades teórico-práticas, exercícios e visitas de estudo. “A formação foi especialmente marcada pelos dez laboratórios coordenados por diferentes docentes, laboratórios que permitem agora aos graduados de dominar a sua principal ferramenta de trabalho: o projecto”, salientou.

Refira-se que, no presente ano lectivo 2015, frequentam o curso 239 estudantes com suporte pedagógico de 25 docentes e com suporte técnico e administrativo de 14 funcionários. Desde o ano académico 2014, o currículo da FAPF foi ampliado com um quinto ano de estudos. Assim os arquitectos licenciados na UniLúrio têm a mesma formação dos formados na UEM, uma formação que assome os princípios de uma identidade africana, capaz de interagir com competência na comunidade académica internacional.