A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio (UniLúrio), em Nampula, através do seu Centro de Estudos e Documentação para Ilha de Moçambique (CEDIM) realizou, esta sexta-feira (dia 17 de Junho), uma visita de trabalho à cidade da Ilha de Moçambique.
A equipa, composta por Arq. Jens Hougaard, Dr. Aiúba Ali Aiúba, Dr. Milton Novela e Dr. Silinto Francisco, tinha por objectivo visitar as futuras instalações e mapear os bens imóveis deste centro, manter encontros separados com o Governo Distrital, o Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM), o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique (CMIM) e o Museu da Ilha de Moçambique (MUSIM), por forma a revitalizar memorandos existentes e criar novos laços de cooperação.
Os representantes das instituições visitadas, Administrador da Ilha de Moçambique, Dr. Luciano Augusto, o director do GACIM, Celestino Girimula, o Presidente do CMIM, Saíde Amur Gimba, e o Director do MUSIM, Nauaito Silvério, mostraram-se abertos em colaborar com o CEDIM. Entretanto, apresentaram preocupações atinentes à conservação e preservação dos materiais arqueológicos da Ilha de Moçambique.
O CEDIM tem como objectivo o estudo do património cultural da Ilha de Moçambique, através da recolha, catalogação, conservação e divulgação de documentos.
Além disso, a realização de cursos, seminários, debates, investigações, estudos e projectos no âmbito da urbanização, habitação, arquitectura, prestação de serviços sociais básicos, planeamento físico e administração local são também actividades que serão levados a cabo pelo centro.
Portanto, pretende-se, com aquela visita, criar cursos de curta duração em matéria de aperfeiçoamento de técnicas de gestão (catalogação, inventariação, indexação e classificação) de acervos com base nos princípios da arquivologia, biblioteconomia e Museologia.
De referir que o Centro de Estudos e Serviços de Arquitectura e Planeamento Físico (CESAP) em colaboração com o CEDIM, ambos centros da FAPF, estiveram envolvidos na 1ª fase da elaboração do diagnóstico da situação actual da Ilha de Moçambique, financiada pelo Ministério da Administração Estatal, actual Ministério da Administração Estatal e Função Pública, através do extinto Programa de Desenvolvimento Autárquico (PDA).