A Faculdade de Arquitectura Planeamento Físico (FAPF), da UniLúrio, realizou entre os dias 09 e 10 de Agosto do ano em curso, um workshop para discutir sobre “a problemática e vulnerabilidade dos modelos habitacionais no campo de refugiados de corrane’’.

O evento decorreu no no posto administrativo de corrane, distrito de Meconta, onde foi apresentado o relatório do levantamento das equipas multissectoriais realizados no campo de refugiados de corrane.

Durante o evento, foram discutidos problemas e apresentadas soluções de projectos de modelos habitacionais resistentes e resilientes aos eventos naturais e que garantam conforto e integração ecológica na comunidade, mantendo o foco no tipo de plantas, paredes, coberturas e fundação.

Na ocasião, o representante do UN-HABTAT, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados garantiu que o projecto irá continuar a apoiar o campo de refugiados de corrane, instando que a comunidade valorize as soluções propostas para uma melhor edificação das suas habitações que igualmente servirá para auto confiança do projecto.

Fizeram parte deste workshop, docentes e estudantes da FAPF, representantes da comunidade de deslocados e instituições convidadas, Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastre, UN-HABTAT, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC).

Importa referir que o estudo foi desenvolvido por estudantes e docentes da FAPF no âmbito das actividades académicas da cadeira FAPF na Comunidade que decorre no quarto ano do curso de Licenciatura em Arquitectura e Planeamento Físico.