Decorreu na manhã de ontem, quarta-feira, 29 de Maio de 2024, na Universidade Lurio, através da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), no campus de Marrere, o I° Seminário Temático sobre Desenvolvimento Regional, que versa sobre as Dimensões críticas de Desenvolvimento da região Norte de Moçambique na perspectiva dos serviços de Infraestruturas de Estrada, Energia. Água e Saneamento.

O Vice-Reitor para área académica o Prof. Doutor Fred Charles Nelson, fez abertura do evento. Durante o seminário foram debatidos vários temas, o orador Eng. Madeira Carlos Madeira, representante da Direcção Provincial de Obras Públicas (DPOP), referiu-se da importância do conhecimento sobre o tema de Infra-Estrutura de Água, saneamento e seus serviços ao nível Internacional, Nacional e Regional.

De seguida o orador Mestre Ângelo Vinagre, representante da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), falou sobre o Desenvolvimento Regional promovido pelas infraestruturas de estrada, energia, água e saneamento, e o último orador o Mestre Sultane J. Sultane, apresentou o tema de Dimensões Críticas do Desenvolvimento regional promovido pelas infraesrtrturas de estradas, energia, água e saneamento na região norte de Moçambique.

No encerramento do seminário, o director da Faculdade, Arqto. Bernardo Xavier, agradeceu aos participantes em especial as instituições que estiveram presentes, nomeadamente, Universidade Mussa Bim Bique, ADIN, APOP, SNV,CMCN e ADRN e Academia Militar.