No âmbito do projecto de elaboração do Plano Distrital de Uso de Terra de Nampula e Plano Pormenor de Expansão do Centro de Refugiados de Marratane, o Centro de Estudos e Serviços de Arquitectura e Planeamento (CESAP) da Faculdade Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), da Universidade Lúrio, em colaboração com o Governo do Distrito de Nampula e a UN-Habitat, iniciou as actividades de elaboração destes planos.

Dentre várias actividades que estão sendo realizadas, importa realçar a criação de modelos de uso e ocupação territorial, definição das grandes manchas (zoneamento) e do sistema viário bem como o levantamento cartográfico da área de expansão do Centro de Refugiados de Marratane.

Estas actividades contam com o apoio de estudantes, docentes e técnicos da UN-Habitat e do Governo Distrital de Nampula.