Decorreu no dia 20 de Setembro do ano em curso, na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), uma palestra sob o tema “Depressão, o mal do século XXI: vamos falar sobre a depressão”.

Organizado pela FAPF, a palestra teve como orador o Professor Ernesto Lobo, Doutorado em Psicologia Clínica, que na ocasião explicou que a depressão é um estado subjectivo interno de  tristeza ou infelicidade acompanhado por pensamentos negativos acerca de si próprio, do seu passado e futuro, são sintomas físicos que em conjunto, limitam o funcionamento habiltual, profissional, social e interpessoal.

Lobo, refere ainda que a maioria de nós pode sentir-se triste as vezes, mas pode não significar que esteja a sofrer de depressão. Aponta ainda como sintomas o humor persistentemente triste, ansioso e irritável, perda de interesse em actividades que outrora gostava, perda de apetite, alteração do sono (insónia ou hipersonia, isolamento social, dificuldades de concentração e pensamentos sobre a morte e suicídio.

Para além de funcionários, a palestra contou com a participação de estudantes da FAPF e outros interessados, que durante o evento expuseram suas questões.