A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio realizou, na sexta-feira passada, dia 12 de Junho, a defesa de monografia dos primeiros licenciados do curso de Arquitectura e Planeamento Físico, no campus de Marrere em Nampula.

No total, foram 10 estudantes que defenderam com êxito as suas monografias neste curso. O acto público foi presidido pelo director da faculdade, Prof. Doutor Maurizio Berti, e contou com vários assistentes, entre convidados de instituições públicas e privadas, familiares dos estudantes, e docentes. Os projectos de tese buscam resolver problemas actuais da Avenida do Trabalho e EN1 na cidade de Nampula, destacando-se três temas de soluções de mobilidade e acessibilidade urbana (de Mássuma Razá); de requalificação do posto de saúde (de Micanaldo Francisco); e de nova terminal rodoviária (de Nilton Arão); tendo merecidos ambos a classificação de 15 valores atribuído pelo corpo de jurados composto pelo director da FAPF, o director-adjunto pedagógico Arq. Luis Martins, director provincial da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Dr. Armindo Chauque, delegado provincial do Fundo para o Fomento da Habitação Arq. Rufino Consolo e o Arq. Rodolfo Pinheiro, todos docentes da UniLúrio.

Este é um acto histórico no país por serem os primeiros arquitectos e planificadores físicos formados fora da capital do país, Maputo, por uma universidade pública, prevendo-se a graduação para o mês de Agosto próximo.