No âmbito da culminação da formação académica na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio, após o cumprimento dos cinco anos previstos no regulamento da Universidade, os estudantes realizaram, na passada quinta-feira (03), a apresentação dos seus projectos finais com intuito de auferirem o título de Arquitectos e Planeadores Físicos.

A avaliação das monografias esteve a cargo do Director da Faculdade, Prof. Maurizio Berti, na função do Presidente do corpo de júri e alguns docentes, nomeadamente Dr. Aiuba Ali Aiuba, Engº.Yainer Galvez Pons, Engª. Julieta Muchuane e o Arq. Jens Hougard. O processo de avaliação contou, igualmente, com a presença do tutor dos projectos, o Arq. Isequiel Alcolete.

Este evento contou com a apresentação de 16 estudantes, entre os quais quatro do sexo feminino e 12 do sexo masculino. Fizeram parte das apresentações os seguintes temas:“Parque Agrónomo” de Abílio Arrissane, “Melhoramento de Habitação Precária”; de Abrão António Gatine, seguindo-se da apresentação sob o lema “Galeria Comercial” por Aldevina Brito dos Santos. O tema “Centro Comunitário” foi apresentado pelo estudante Bernadino Adriano Pedro, e o tema “Parque Linear” foi defendido por Blaunde João Blaunde.

Por sua vez, o estudante Estêvão Joaquim defendeu o trabalho com o tema sobre “Mobilidade Urbana”, seguiu-se os temas “Mobilidade Pedonal Segura” por Floriano Muahache, “Requalificação do Mercado de Naloco” por Hélder Joaquim Paulo, “Habitação Social” por Iara Vali, “Requalificação de Campo” por John Niyongabo, “Reabilitação e Ampliação do Centro de Saúde” por Júlio Lucas, “Revitalização do Mercado do Peixe” por Michelle Naomi dos Santos Pascoa, “Corredor Multifuncional” por Nelzia Dias, “Requalificação da EPC de Nauatho” por Nilton Milton Figueira, “Parque Recreativo” por Paulo Chilaule e, por último, a monografia sobre o tema “Escola Primária Completa” pelo estudante Wilson Lodovico Jossamo.

No fim das defesas, o júri deliberou e decidiu atribuir a categoria de Arquitectos e Planeadores Físicos a todos os estudantes que, com muita garra, dedicação, entrega e, sobretudo, atitude, defenderam os seus trabalhos, merecendo deste modo o título que lhes foi consagrado.