A Vice-Reitora para a Área Académica da Universidade Lúrio, Prof. Doutora Sónia Maciel, esteve, nesta sexta-feira, 03 de Maio, em visita de trabalho a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), a fim de se inteirar das actividades realizadas nesta unidade orgânica.

Recebida pelo Director da FAPF, Arq. Isequiel Alcolete, e sua equipa de direcção, a Vice-Reitora manteve um encontro com o corpo directivo, onde foi efectuada a apresentação geral da faculdade, bem como o informe sobre o estado de situação do processo da Comissão de Auto-Avaliação (CAA) do Curso de Licenciatura em Arquitectura e Planeamento Físico, no âmbito de preparação da avaliação externa pelo Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade (CNAQ).

Na ocasião, Sónia Maciel referiu que a faculdade deve aprimorar a inovação, com o uso de material local, para a construção de casas e edifícios resilientes, tendo em conta às mudanças climáticas, desencadeadoras de vários fenómenos naturais, como ciclones, que afectaram recentemente o país e o mundo.

Por seu turno, Isequiel Alcolete comentou, por um lado, que com apoio do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, através da sua Direcção Provincial, foi possível a faculdade efectuar trabalhos de investigação com os estudantes no Centro Tecnológico de Namialo, pretendendo, ainda, fortalecer esta parceria para poder continuar a usar o referido Centro. Por outro lado, a FAPF através do financiamento do Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI) criou e apetrechou o Laboratório de Mapeamento e Documentação Digital, com o objectivo de reforçar e melhorar as aulas práticas.

Após o encontro com a direcção da FAPF, a Vice-Reitora visitou as instalações da faculdade, tendo passado pelas salas de docentes, salas de aulas, biblioteca e pelos Laboratórios de Informática e de Mapeamento e Documentação Digital.

Durante a visita, Sónia Maciel manteve, igualmente, encontros separados com os docentes e estudantes dos cursos de licenciatura e mestrado ministrados na faculdade, os quais, não só elogiaram os feitos da direcção, como também falaram sobre anseios e dificuldades que encontram no dia-a-dia no processo de ensino e aprendizagem, tendo, igualmente, dado propostas para ultrapassar tais problemas.

Aos docentes, a Vice-Reitora desafiou-os a olhar por outras alternativas de bolsas de estudo para o exterior, onde terão oportunidade de vivenciar e adquirir outras experiências, não só profissionais, como culturais.