Numa parceria entre Universidade Lúrio, através do Centro de Estudos e Documentação na Ilha de Moçambique (CEDIM) da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, através o Grupo de Estudos de História da África (GEHA) e a Universidade Eduardo Mondlane, através do Centro de Estudos Africanos (CEA), lançaram nesta segunda-feira (17 de Setembro), o Acervo Digital Suaíli, no Rio de Janeiro – Brasil.

O Acervo Digital Suaíli foi criado em 2018 com o objetivo de ser uma plataforma de divulgação do material de pesquisa e de reflexões elaborados no âmbito do “Projeto Acervo digital da história e cultura suaíli do norte de Moçambique: experiências de inclusão social por meio do ensino de história e da cultura e das mídias digitais (Brasil-Moçambique)”, financiado pelo Programa de Cooperação PROÁFRICA-MCTI/CNPq.

O projeto conta com uma equipe de 12 pesquisadores e colaboradores em níveis acadêmicos distintos, de Iniciação Científica à Doutorado, vinculados a diferentes universidades do Brasil e de Moçambique. Dentre o material de pesquisa disponibilizado estão documentos históricos variados, tais como manuscritos em ajami (escrita das línguas africanas em caracteres do alfabeto árabe), vídeos com entrevistas e manifestações culturais, áudios, imagens e mapas. Para o aprofundamento sobre os temas do Acervo Digital Suaíli serão divulgadas diferentes publicações, como artigos, livros, obras de referência, dissertações e teses, além de informações sobre cursos, oficinas e seminários e roteiros educativos para uso desse material em sala de aula.

A intenção é que o Acervo Digital Suaíli possa fomentar mais pesquisas acadêmicas e propiciar o aperfeiçoamento do ensino nas universidades e nas escolas e contribuir para a formação de docentes no Brasil e em Moçambique, fornecendo também subsídios para a criação de materiais didáticos. Dessa forma, privilegia a popularização e a difusão de tecnologias como meio de inclusão social, proporcionando conteúdos digitais como instrumento de apoio a professores e estudantes, assim como a divulgação mais amplo do conhecimento com a apropriação deste pela sociedade como um todo, promovendo, assim, a integração entre universidade, escola e sociedade.

Na mesma ocasião foi lançado o livro “As dimensões da resistência em Angoche”, de Regiane Augusto de Mattos, sobre a formação da “coligação de resistência”, organizada por chefes das principais sociedades do norte de Moçambique, às interferências da política colonialista portuguesa no final do século XIX. O livro tem o intuito de lançar novos olhares sobre o tema partindo de uma perspectiva mais matizada sobre a resistência, abordando-a a partir das conexões históricas no Índico.

O evento contou com a presença de uma parte dos pesquisadores deste projeto – Regiane Mattos e Juçara de Mello da Puc-Rio e Aiúba Ali da Universidade Lúrio – e convidados, entre professores e alunos da Puc-Rio, assim como de outras universidades e alguns representantes da comunidade moçambicana no Rio de Janeiro.