A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), através do Centro de Estudos e Serviços de Arquitectura e Planeamento (CESAP), esteve recentemente no Conselho Autárquico de Monapo, província de Nampula, onde manteve um encontro de cortesia com o edil de Monapo, Abdul Alimamad, com vista ao estabelecimento de uma parceria entre ambas instituições públicas.

Interessa o CESAP em Monapo, explorar algumas áreas urbanas da região para estudos de campo dos estudantes matriculados na FAPF, daí que e para tal, seria em primeiro plano, elaborar um plano de estrutura da vila.

A Vila de Monapo é atravessada por vários cursos de água, sendo os mais importantes os rios Monapo, que a separa da zona industrial, e o Ampuesse que constitui o limite Sul.

Apresenta igualmente solos de textura pesada em associações quaternárias, dando origem há diferenciações regionais quanto às aptidões agrárias e ano só. Nos solos de textura ligeira, o aproveitamento baseia-se em explorações do tipo misto, combinando a aptidão pecuária e a ocupação humana.