A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da UniLúrio, voltou em Novembro último, a apoiar a realização da palestra que visava chamar atenção a todas forças vivas da sociedade, com destaque para os homens, a combater o cancro da próstata. Uma doença considerada negligenciada, mas que constituiu na actualidade, um problema de saúde pública

A palestra que decorreu no Anfiteatro do Hospital Central de Nampula juntou profissionais do sector da saúde, estudantes do Instituto de Ciências de Saúde de Nampula, profissionais de diversas instituições público e privadas e a população em geral.
Igor Vaz, Médico Cirurgião e Urologista, afecto ao Hospital Central de Maputo, foi o orador principal da palestra em referência, tendo na ocasião, alertado de que das doenças próstaticas com destaque para o cancro da próstata.
Perante os presentes, o Doutor Igor Vaz, disse na ocasião que o cancro da próstata pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia, entretanto, considerou o cirurgião que a idade e a saúde do homem são relevantes para o desfecho da doença.

“O Cancro da próstata é uma massa anormal de tecido, como resultado do crescimento anormal ou divisão de células. Inicialmente pode ser assintomática, mas em estágios avançados pode causar dificuldade para urinar e há o registo da presença de sangue na urina ou dor na pelve, costas ou dor ao urinar” – explicou o Doutor Vaz.

Danila Patel, Chefe do Departamento de Relações Públicas na FAPF, falou do envolvimento da sua instituição nesta causa, como sendo um acto de responsabilidade social.

“No mês de Outubro apoiamos, a campanha contra o cancro da mama e colo do útero, o Outubro Rosa. Neste Novembro, juntamo-nos a esta iniciativa contra o cancro da próstata, o Novembro azul. É uma maneira que acreditamos que nos juntamos a milhões de causas para salvaguardar vidas humanas, aliás, de pequenos gestos transformam-se milhões de abraços. Estamos felizes por isso” – disse.

A Palestra contra o Cancro da Próstata foi uma realização da companhia de telefonia móvel TDM/MCEL e parceiros.