Decorreu, na tarde desta quarta-feira (15 de Junho), na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da universidade Lúrio, em Nampula, uma palestra destinada para a reflexão sobre o campo de arquitectura.

A palestra, proferida pelo Professor Júlio Carrilho, foi subordinada pelo tema “Como pensar em Arquitectura”. Durante a sua explanação, o palestrante disse que a Arquitectura pensa-se para diferentes domínios, destacando-se do poder.

“Os domínios de poder Religioso, político e financeiro são os mais destacáveis. A Arquitectura, virada para estes domínios, é, muitas vezes, monumental e pode-se ver ao longo da história da arquitectura e da arte, como é o caso do periodo após o final da pré-história, com os grandes palácios, templos, edifício de instituições financeiras um pouco por todo o mundo”.

De acordo com Carrilho, a forma de pensar a Arquitectura é influenciada, grandemente, pelos contextos onde esta é produzida (meio antrópico, clima e cultura), sendo uma representação icónica e simbólica do seu lugar. A arquitectura, também, deve ser pensada na sua vertente popular onde abrange os contextos produzidos.

Os elementos que marcam a vida quotidiana da população são, muitas vezes, transportados para o pensamento da Arquitectura. Exemplo disso, são, segundpo o palestrante, as diferentes obras de Arquitectura espalhadas pelos vários pontos do mundo que são fruto do viver quotidiano dos seus habitantes, influenciados pelas várias valências que o mundo apresenta, daí a necessidade de pensar no local, tendo em conta a globalização.

De referir que estiveram presentes, na palestra, docentes, estudantes e funcionários da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico e demais interessados.