Com intuito de se debruçar sobre os grandes desafios que estão afectando o funcionamento da Universidade Lúrio (UniLúrio), a FAPF, umas das unidades orgânicas desta instituição de ensino realizou na semana finda, o seu primeiro Conselho de Faculdade com a finalidade de encontrar soluções que minimizem os efeitos negativos da crise económica que afecta Moçambique no geral, e a UniLúrio, em particular.

O encontro foi realizado na sexta-feira, 15 de Abril de 2016, e contou com a participação do Director da Faculdade, Prof. Maurizio Berti, dos seus Directores Adjuntos para as áreas de Administração e Finanças, Pedagógica e Cientifica, dos seus Chefes de Departamentos bem como alguns docentes convidados. Esteve igualmente presente, como convidado de honra, o Director das Obras Públicas em Nampula, o Eng. Pedrito Rocha.

O primeiro e único ponto oficial agendado para discussão foi “ Plano de Contenção da UniLúrio” que entrou recentemente em vigor nesta instituição de ensino superior.

O Plano de contenção é um documento elaborado pela mais alta unidade orgânica desta Universidade, a Reitoria, em resposta a frágil situação económico-financeira actual, que o país está atravessando. Ele tem como objectivo primeiro minimizar a sobrecarga logística que pesa sobre a UniLúrio, principalmente, no que concerne ao pagamento de salários, rendas de casa e outros serviços relacionados com a gestão das habitações, nas quais se encontram a viver alguns membros do corpo directivo e docentes nacionais e estrangeiros desta instituição de Ensino Superior.

Devido a sua complexidade, este ponto da agenda suscitou vários pontos de vista, por afectar directamente e negativamente as capacidades económico-financeiras dos visados. Segundo a análise feita pela maior parte dos presentes neste conselho, a implementação deste plano pode até dificultar a permanência de alguns docentes estrangeiros que possuem um vínculo contratual com a universidade, uma vez que eles devem se sustentar em Moçambique e ao mesmo tempo os seus familiares nos Países de origem.

No ponto dos diversos, a FAPF, aproveitou a presença do Director Provincial das Obras Públicas, o Eng. Pedrito Rocha, para manifestar o seu interesse em estabelecer uma parceria com esta instituição pública no sentido de facilitar aos estudantes e docentes o acesso ao material de Didáctico existente nesta Direcção bem como criação de campos de estágio para estudantes.

Um outro ponto abordado nos diversos foi a relação FAPF – Município de Nampula. Em relação a este ponto ficou acordado que a FAPF deve encontrar formas de colaborar com o Conselho Municipal, através da sua participação activa nos projectos de planificação e reestruturação da Cidade de Nampula. Para que essa colaboração se torne realidade ficou, entretanto, acordado que a FAPF deverá implementar o memorando já assinado com o Município de Nampula.