Com objectivos de  se debruçar sobre as questões pertinentes relacionadas com a vida académica da Faculdade, realizou-se no dia 13 de Outubro  do corrente ano,  a Terceira Sessão Ordinária do Conselho Pedagógico da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) orientada pelo seu Director, o Prof. Maurício Berti e actual presidente deste conselho.

A reunião teve ínicio com apresentação de dois decentes recem-chegados de Cuba,   o Arquitecto Luis Eduardo Rodriguez Gongora, e o Eng. Alfredo Pérez Garcia que vêm reforcar o quadro de docentes, nas várias áreas de estudo no ramo da Arquitectura.

Ainda no âmbito do reforço das actividades de docência na FAPF, várias estratégias estão a ser estudadas e implementadas para dar resposta á grande necessidade de docentes. Deste modo, foi anunciada  nesta sessão  a abertura de  vagas para docência, nas várias disciplinas do curso de Arquitectura, bem como  a implementação do sistema de  monitores, estudantes ainda na fase de formação, para posterior envolvimentoenquanto recém-formados,  em actividades de docência.

No ramo da Investigação Científica ficou acordado a implementação  de um modelo de Investigação com directrizes orientadoras para os estudantes e os docentes deverão seguir durante a elaboração  de futuros trabalhos de investigação aqui na FAPF.

No âmbito da parceria existente entre o Departamento de Arquitectura e o Centro de Documentação da Ilha de Moçambique (CEDIM) com envolvimento das autoridades locais da Ilha de Moçambique estao previstas  para o ano de 2016,  actividades como formação de técnicos locais na área de conservação e reabilitação de edíficios pelos docentes da Arquitectura,  assim como a elaboração dum plano  de pormenor urbanístico da zona continental de entrada à ponte para Ilha e o desenvolvimento de projectos arquitectónicos para requalificação de talhões com ruinas na mesma Ilha.

Essas  actividades visam  corroborar o compromisso da UniLúrio com o desenvolvimento da cidade de Nampula e simultaneamente oferecer oprtunidades de uma formação com qualidade aos estudantes, uma vez que estes são estimulados a trabalharem activamente na elaboração destes projectos.

Fizeram parte desta III Sessão Ordinária do Conselho Pedagógico, Director Administrativo, Chefes de Departamentos, Tecnicos Administrativos e   Docentes desta  Faculdade.