Decorreu na última quarta-feira (24 de Agosto), no Campus Universitário de Marrere da Universidade Lúrio (UniLúrio), em Nampula, uma palestra subordinada ao tema “Barreiras Urbanas e Arquitectónicas” por Arq. Rufino Consolo.

O evento, organizado pela Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) desta Universidade, contou com a presença de estudantes, docentes e funcionários desta faculdade.

Na ocasião, o orador abordou questões sobre os obstáculos de impedimentos físico-materiais, que tendem a limitar a utilização ou acesso interno ou externo de um edifício por pessoas portadoras de deficiência motora e sensorial. Referiu-se também, sobre casos de ambientes com insuficiência de espaços de manobra, elevadores com dimensão insuficiente, pavimentos escorregadios, ausência de sinalização, parapeitos fora da altura recomendada, como sendo fontes de perigo aos utentes.