Terminou esta quinta-feira (14) o seminario internacional de urbanismo um evento organizado pela Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Lúrio. Segundo o director da FAPF, professor doutor Maurizio Berti, a construção de uma circular poderá aliviar o congestionamento das vias de entrada e saída do centro da cidade acompanhando o crescimento disperso que se observa na cidade de Nampula e favorecendo várias alternativas de entrada e saída do centro e regulando períodos de carga e descarga de camiões evitando o atravessamento de camiões pelo centro em períodos cruciais.

O Professor Maurizio Berti falava esta quinta-feira (14), em Nampula, no encerramento do seminário internacional sobre urbanismo, que decorreu de 11 a 14 do mês em curso, no campus Marrere, com o tema: “Planos e gestão das cidades e do território em Moçambique. Instrumentos básicos (Planos, cadastro e orçamento participativo)” no âmbito do “Projecto Europeu para a Cooperação internacional Sul-Sul: Planos e Orçamento Participativo” entre Brazil e Moçambique levado a cabo pela Cátedra Unesco Cidades Intermédias (CIMES) sediada na Universidade de Lleida em Espanha.

De acordo com o director da FAPF, ao construir a circular deve-se levar em conta uma série de factores de modo a minimizar os efeitos, citando como exemplo a continuidade ambiental, atravessamento de rios e faixas de sensibilidade ambiental bem como a continuidade urbana dos assentamentos existentes e em expansão.

No referido seminário discutiu-se sobre experiências locais, regionais e do Brasil, fazendo comparações de fenómenos urbanos semelhantes que ocorreram na Europa nos anos 70 a 90, e as contribuições dos participantes serão convertidas num Plano Base da cidade de Nampula, com o objectivo de aplicar um modelo metodológico simples e prático de intervenção e operação urbana, sem no entanto substituir os instrumentos de ordenamento territorial existentes nas cidades.

Por outro lado, Mahamudo Amurane, edil da cidade de Nampula, além de enaltecer as sugestões e contribuições apresentadas no seminário, afirmou que existe um grande trabalho ainda por ser feito no âmbito da reestruturação das edificações urbanas, tendo reconhecido que a mobilidade naquele ponto do país carece de um estudo mais aprofundado com vista a tornar fácil a circulação de pessoas e bens.

Importa referir que o Seminário Internacional de Arquitectura teve como objectivo dar continuidade ao “Projecto de melhoria das capacidades das Autoridades Locais do Brasil e Moçambique como actores da cooperação descentralizada – Projecto Europeu Sul-Sul”, financiado pela União Europeia, aprofundando o conhecimento dos instrumentos mais úteis para as políticas de desenvolvimento sustentável nas cidades médias e no território moçambicano.